sábado, 13 de março de 2010

Comandos úteis

Estarei colocando aqui os comandos que considero úteis, a medida que forem sendo usados e eu considerar que são comandos que mereçam ser mantidos por aqui.

---> rpm -q aplicativo
mostra se o aplicativo está instalado e em qual versão

---> ntsysv mostra e gerencia os serviços

---> cp copiar arquivos

cp [opções] [origem] [destino]

onde:
origem Arquivo que será copiado. Podem ser especificados mais de um
arquivo para ser copiado usando "Curingas"
destino O caminho ou nome de arquivo onde será copiado. Se o destino for
um diretório, os arquivos de origem serão copiados para dentro do
diretório.


---> rm Apaga arquivos. Também pode ser usado para apagar diretórios e sub-diretórios vazios ou que contenham arquivos.
rm [opções][caminho][arquivo/diretório] [caminho1][arquivo1/diretório1]
onde:
caminho: Localização do arquivo que deseja apagar. Se omitido, assume que o
arquivo esteja no diretório atual.

arquivo/diretório: Arquivo que será apagado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário