sábado, 13 de março de 2010

Instalando impressoras da rede Windows no Linux

As vezes queremos instalar uma impressora que está em um PC rodando Windows. Como fazer isso???

Simples, utilizando o CUPS. O CUPS é um sistema de impressão para sistemas UNIX como os BSD, UNIX-like como o Linux e MacOS X, e tem como características interessantes:

1. Ser compatível com o protocolo IPP (Internet Printing Protocol)
2. Ser plug-and-play no lado cliente - basta configurar o servidor e instalar o CUPS nos clientes.
3. Suportar tanto impressoras PostScript como não-PS

A página oficial do CUPS está em www.cups.org e uma visita obrigatória deve ser feita a www.linunxprinting.org

Lembro apenas que é necessário ter o samba (cmbclient) e o cups instalado (Se o cliente for um GNOME, então é preciso apenas instalar o pacote gnome-cups-manager).

Abra o seu navegador e digite na barra de endereço:

http://localhost:631

Clique em "Manage Printers". Caso solicitado, entre com o usuário root e a senha.

Depois clique em "Add Printer" (está no canto inferior esquerdo).

Preencha o formulário: nome, localização e descrição (pode preencher com qualquer coisa, não faz diferença). Depois "Continue".

Agora na caixa "Device", vá na última opção do caixa combo: "Windows Printer via Samba". Depois "Continue".

Na caixa "Device URI", digite:

smb://guest@[Endereço da maquina]/[Nome da impressora].

Exemplo:

smb://guest@192.168.254.30/HP840C

Vamos aos significados:

1. "guest" = convidado (você pode colocar o nome de um usuário da máquina Windows XP , se preferir;
2. [Endereço da máquina]= pode ser o IP ou o nome da máquina. No caso de Ip, certifique-se que a máquina usa IP Fixo.
3. [Nome da Impressora] = certifique-se do nome dado ao "compartilhamento" da impressora no Windows.

Agora basta escolher a marca da impressora, e pronto.

Caso você não encontre sua impressora, procure instalar uma genérica. Mesmo assim havendo dificuldades com a marca da impressora, visite: www.linuxprinting.org, baixe o driver e siga as orientações de instalação.

Instalei no meu note a ML-2010 compartilhada no desktop em rede rodando XP por este método e funcionou perfeitamente.


-- Outras opções que achei:

Uma das características do Windows XP é o suporte ao IPP, no entanto esta característica está inexplicavelmente escondida. E o mais incrível: configurar uma impressora IPP no XP é muito fácil. Vamos lá: (estamos utilizando o XP em Português)

1. Abra o Assistente para Adicionar Impressora. Avance.
2. Escolha "Uma impressora de rede, ou uma impressora conectada a outro computador". Avance.
3. Escolha "Conectar-se a uma impressora na Internet ou em uma rede doméstica ou no escritório". Vai abrir uma caixa de texto. Digite:

http://URL-ou-IP-do-seu-servidor-com-CUPS:631/printers/nome-da-impressora

por exemplo, http://pinguimlouco.exemplo.com.br:631/printers/impressora_bem_cara. Avance.
4. Uma outra janela vai se abrir, pedindo o driver da impressora. Instale-o e Avance.
5. Você vai ser perguntado se a sua nova impressora vai ser o padrão do sistema ou não.

Pronto, impressora instalada!

Podemos utilizar também no terminal:
smb://guest:guest@[Endereço da maquina]/[Nome da impressora]
em vez de somente
smb://guest@[Endereço da maquina]/[Nome da impressora]


Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário